Museu pierre chalita
Impressiona por sua grandeza e diversidade de obras , que vão desde telas, louças, móveis e imagens sacras.
Sem dúvida um espaço que representa legitimamente a arte brasielira em estilo barroco, Imprecionista.
O museu oferece ao público visitante não só obras do artista Exprecionista Pierre Chalita, como também de diversos outros autores adquiridas pelo artista e colecionador Pierre Chalita.
Catalogadas e adquiridas por Chalita , as 2.270 peças expostas no museu, foram adquiridas ao longo de uma vida, não só no estado de Alagoas, mas também em Pernambuco, Sergipe, Bahia e um outras partes do mundo por onde Chalita passou.Talvez nem mesmo o próprio Chalita podesse supor que chegaria a tanto, mas, o importante é que chegou.
O museu encontra-se estalado em um prédio cedido pelo governo do Estado por um período de 50 anos( já se passaram 24).
Mantém-se apenas com uma verba anual do MINC e da pequena e insignificante valor cobrado aos visitante ; Insignificante valor ao meu vêr , pela importância do museu para o Estado de Alagoas, que tão carente de espaços como este, deveria ter mais incentivos fiscais e divulgação.
Nota-se que o espaço está um pouco abandonado , necessitando de uma pintura na fachada e um trabalho mais incisivo no combate ao cupim.
Conta com apenas 2 funcionários, os dois mantidos pela viúva de Chalita .
Como de praxe em todos os museus e espaços do gênero , não é possível fotografar as obras ; primeiro por questões de preservação da obra em si e segundo por questões de segurança.Ficando apenas as imagens das belas obras povoando e enriqueçendo nossa imaginação com cultura, assim permite que o visitante pense em voltar.
MUSEU PEIRRE CHALITA DISCRIÇÃO DE ALGUMAS DAS OBRAS DO MUSEU:
* Logo à chegada ao museu nos deparamos com pinturas de retratos de D. Pedro I e de D.Pedro II.
* Altar Barroco, todo em madeira , procedente da Paraíba, com esculturas e tocheiros em madeira maciça