Museu lingua p
O Museu da Língua Portuguesa, fala da história do português desde os seus primórdios. Está localizado no antigo prédio da Estação da Luz, que veio desmontada para o Brasil, e é a segunda mais movimentada de São Paulo. É um órgão cultural, que se propõe de uma forma dinâmica, expor a história da língua e literatura brasileira. Tem um aparato tecnológico super avançado, que faz com que o público interaja com os objetos ali expostos. O museu tem três andares, os elevadores também trazem conhecimento, possuem paredes de vidros, que permitem o público visitante observarem a chamada árvore das palavras.
Os três andares do prédio abrangem muito da história da língua, do ano 4.000 a.C até o ano de 2.000, onde através de um espelho, mostra que a história da língua deve ser desenvolvida pela sociedade contemporânea. Além de muita beleza, dispõe facilidade, há um acervo que se move, para que os visitantes as observem sem precisar circular pelo ambiente. Obras de grandes autores, como o paulista Oswald de Andrade e Machado de Assis. O Museu também oferece jogos com palavras vindas de outros países, ensina o sentido e o significado das mesmas, além de trazer curiosidades, como a palavra pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, que com 46 letras, é a maior da língua portuguesa, ou que existem aproximadamente 5 mil palavras usadas com frequência vindas da França.
Em virtude dos fatos mencionados, é claramente visto que, além de ser o único museu de uma língua nativa, deve ser considerado um dos maiores pontos culturais do Brasil.