Musculos
São indicados para: Classificação funcional aeróbia; Diagnóstico diferencial de doenças que limitam a capacidade física; Prescrição de exercícios; Avaliação dos efeitos do treinamento físico;Avaliação dos efeitos de intervenções terapêuticas
Shuttle
Teste da caminhada graduado, com a velocidade controlada por um “compact disc”
Para a realização deste teste, é necessário um corredor de 10 metros, delimitado por 2 cones, graduado a cada 1 metro. O teste é composto por 12 estágios (um a cada minuto), cada estágio é controlado por “compact disc”, que emite sinais sonoros (BIP único) a intervalos regulares. A cada minuto, um som de característica diferente (BIP triplo) indica o início de um novo estágio, momento em que a velocidade da caminhada aumenta.
O teste pode ser interrompido por exaustão ou quando o paciente é incapaz de manter a velocidade proposta.
Avaliação: frequência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória no repouso e no final de cada teste. Ao final de cada teste verifica-se a percepção do esforço pela escala de Borg (dispnéia e cansaço) e a distância percorrida em metros.
Teste ergométrico
O teste ergométrico é o registro da atividade elétrica do coração durante o esforço físico. Além dos achados do eletrocardiograma durante o esforço, este teste permite avaliar também o comportamento da pressão arterial, os sintomas referidos pelo paciente e a sua aptidão física.
Em relação as doenças cardiovasculares, o TE é utilizado para o diagnóstico, avaliação do tratamento ou estimativa de complicações futuras (valor prognóstico).
- O paciente deverá realizar uma refeição leve no mínimo duas horas antes do exame.Deverá comparecer ao local com uma roupa apropriada para a prática de exercício físico (short , moleton , tenis , etc.). Mulheres deverão usar sutiã.Nos homens, poderá ser necessária a raspagem dos pelos do tórax (tricotomia) para evitar interferências no traçado eletrocardiográfico.
- Os medicamentos de uso