musculos
Os músculos são órgãos constituídos por tecido muscular, especializado em contrair e realizar movimentos, geralmente em resposta a um estimulo nervoso. Podem ser formados por três tipos básicos de tecido muscular: Tecido Muscular estriado esquelético, tecido muscular liso e tecido muscular estriado cardíaco.
Os músculos representam cerca de 40-50% do peso corporal total.
Sua contração é capaz de transmitir-lhe movimento, este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso, também são capazes de transformar energia química em energia mecânica.
O musculo vivo é de cor vermelha, esta coloração denota a existência de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares.
TIPOS DE MUSCULOS
Músculos Estriados Esqueléticos: Contraem-se por influência da nossa vontade, ou seja, são voluntários. O tecido muscular esquelético é chamado de estriado porque faixas alternadas claras e escuras (estriações) podem ser vistas no microscópio óptico.
Músculos Lisos: Localizado nos vasos sanguíneos, vias aéreas e maioria dos órgãos da cavidade abdômino-pélvica. Ação involuntária controlada pelo sistema nervoso autônomo.
Músculo Estriado Cardíaco: Representa a arquitetura cardíaca. É um músculo estriado, porém involuntário – AUTO RITMICIDADE.
COMPONENTES ANATÔMICOS DOS MUSCULOS ESTRIADOS:
a) Ventre muscular: é a porção contrátil do musculo, constituída por fibras musculares que se contraem. Constitui o corpo do musculo (porção carnosa).
b) Tendão: é um elemento de tecido conjuntivo, rico em fibras colágenas e que serve para fixação do ventre, em ossos, no tecido subcutâneo e em cápsulas articulares. Possuem aspecto morfológico de fitas ou de cilindros.
c) Aponeurose: é uma estrutura formada por tecido conjuntivo. Membrana que envolve grupos musculares. Geralmente apresenta-se em forma de lâminas ou em leques.
d) Bainhas Tendíneas: são estruturas