MUSCULOS
Os músculos são formados por tecido muscular que consiste em células alongadas, denominadas fibras musculares, muito especializadas em produzir força. Devido a sua localização, e a certas características estruturais e funcionais, pode ser classificado em três tipos: esquelético (também chamado de tecido muscular estriado), cardíaco e liso. Sendo o tecido muscular constituído por cerca de 80 % de agua, proteínas, carboidratos e sais minerais. Responsável pelos movimentos, e por estabilizar as posições do corpo, regular o volume dos órgãos, mover as substâncias no interior do corpo e produzir calor.
Caracterizam-se pela contração e extensão das fibras musculares através do controle direto ou indireto das fibras nervosas. Fazem a ligação entre o sistema nervoso e os ossos.
Classificando-se em voluntários ou involuntários.
Voluntários: se contraem conforme a vontade do sujeito como, por exemplo, os músculos do esqueleto. Com contração rápida e súbita. Correspondem aos músculos estriados, com exceção do esfíncter anal.
Involuntários: coordenados pelo sistema nervoso central não tem nenhuma influencia ou comando do individuo, formam, por exemplo, o sistema circulatório, respiratório e digestivo, tem contração lenta e relaxamento lentos.
Em sua maior parte os músculos são providos de tendões o que os distribui de acordo com a quantidade de extremidades usadas. Exemplo: quadríceps (quatro extremidades).
Partes dos músculos estriados:
Ventre muscular: parte contrátil, composta por fibras musculares que se contraem, constitui sua porção carnosa (corpo do musculo).
Tendão: componente do tecido conjuntivo tem como função a fixação do ventre, em ossos, no tecido subcutâneo e nas articulações. Sendo não contráctil, possuindo aparência de fitas ou cilindros.
Fáscia: tecido conjuntivo que envolve os músculos, membrana serosa que faz a moderação do ventre, e permite um melhor deslizamento de ventre e entre outro. Existem dois tipos de