musculos e exercicios cintura escapular
Na sua fase negativa, a barra pode tocar o peito, subindo automaticamente, ou não tocar o peito, realizando uma pequena pausa próximo a ele, começando em seguida a fase positiva do exercício.
Na segunda forma de trabalho o peso utilizado deverá ser mais baixo, pois na realização da pausa e no começo da fase positiva do exercício o atleta deverá tirar a barra da inércia, o que acarretará um aumento considerável da tensão muscular.
Músculos atuantes
Com a pegada aberta Ë deltoide anterior, serrátil maior, tríceps, peitoral menor e peitoral maior, colocando uma maior tensão na inserção umeral do peitoral maior.
Com pegada média Ë deltoide anterior, serrátil braquial, tríceps, peitoral
Com pegada fechada Ë deltoide anterior, serrátil braquial, tríceps, peitoral
A realização do desenvolvimento supino com pegada aberta possibilita mais facilmente o aparecimento de lesões ligamentares e tendíneas na articulação escápulo-umeral.
- O músculo tríceps nesse tipo de pegada tem o seu trabalho diminuído dado o seu posicionamento em um eixo diagonal em relação ao eixo de movimento da barra.menor e peitoral maior menor e peitoral maior.
- Nesse tipo de pegada as lesões ligamentares e tendíneas não são tão comuns como na pegada aberta, pois o tríceps na porção esternal do peitoral maior trabalham praticamente no mesmo eixo de movimento da barra, diminuindo a quantidade de tensão na articulação escápulo-umeral, aumentando a participação do tríceps no movimento.
Desenvolvimento supino invertido O atleta se posiciona na prancha inclinada em um ângulo 45o em relação à horizontal, em decúbito dorsal. Braços