MUSCULOS DA CABEÇA
Músculos da face
M. orbicular da boca é um esfíncter que contorna a boca, pouco desenvolvido nos animais domésticos e suas fibras derivam principalmente da parte profunda do bucinador.
M. incisivo situa-se logo abaixo da mucosa labial, e se irradia em direção ao músculo orbicular. Sua função é pressionar as glândulas labiais levantando o lábio superior e deprimir o lábio inferior.
M. elevador nasolabial: é um músculo bastante delgado, subcutâneo, que se estende obliquamente na parede lateral do nariz. Origina-se na pele e na fáscia da região, e prende-se lateralmente a narina e lábio superior. Eleva as narinas e a comissura labial, ou dilata as narinas e eleva o lábio superior.
M. depressor do lábio inferior: suas fibras correm longitudinalmente, se origina na borda lateral da mandíbula, onde suas fibras encontram-se fundidas com as do músculo bucinador, e se insere na ao nível do mento. Provoca o abaixamento do lábio inferior, principalmente na parte mais rostral.
M. elevador do lábio superior: se insere por vários tendões no plano nasolabial ou plano basal, é o músculo facial mais desenvolvido.
M. canino: se insere por vários tendões na parede ventral da narina, é parcialmente coberto pelo músculo levantador do lábio superior. Sua contração dilata a narina.
Depressor do lábio superior: depois de sua origem passa por um longo tendão próximo a fenda labial, e se insere na lamina do rosto no lábio superior com o tendão do mesmo músculo do lado oposto. Tem a função de dilatar as narinas.
Os músculos elevador do lábio superior, canino e depressor do lábio superior ocupam a região lateral do nariz. E ambos se originam em uma área comum situada cranialmente ao tuber facial.
M. mentoniano pode ser observado como um desdobramento do músculo bucinador.
M. zigomático é uma cinta, que se origina da fáscia massetérica próximo ao arco zigomático, e insere-se na comissura labial. Auxilia na elevação da comissura labial.
M. bucinador constitui a