musculos da cabeça
A Vida impõe decisões às pessoas o tempo todo, e as pessoas as tomam de acordo com seus valores considerando as particularidades de cada situação. Valores são quaisquer aspectos da decisão que sejam considerados desejáveis, indesejáveis, relevantes e importantes como: ser preferido, desejável, agradável, promissor, seguro, emocionante, justo, bom, correto, fácil, incerto, etc.
Nossos sistemas de cognição moral, de valores e tomada de decisão evoluíram ao longo de milhões de anos para nos proporcionar uma maior aptidão de sobrevivência, sucesso reprodutivo e social, permitindo-nos desenvolver e aperfeiçoar critérios para avaliar opções e comportamentos próprios e alheios, considerando seu valor provável, sua aprovação e reprovação social, suas vantagens, custos e riscos potenciais.
As pessoas adquirem e mudam estes valores ao longo da vida, em parte por sua constituição biológica (como a evitação da dor e a motivação sexual), em parte por experiência pessoal (como certos medos e preferências), em parte por educação, imitação e outras influências sociais (pais, professores, religião, amigos, propagandas, mídia, autoridades, leis, códigos de conduta, etc). Valores sociais surgiram ao longo da história da sociedade e se difundiram devido a movimentos sociais, intelectuais, econômicos, políticos, religiosos, artísticos, etc. As culturas contêm assim uma grande mistura de valores de fontes diversas, que são de alguma forma compatibilizados pelo juízo de cada um (ou mantêm-se em conflito).
A conduta espontânea, orientada por sentimentos, impulsos e intuições, é por vezes insatisfatória por ser incoerente, impulsiva ou muito sensível ao meio, de maneira que geralmente é complementada por um sistema mais estruturado de valores.
Isto constitui a moral individual, o sistema de avaliação, julgamento e tomada de decisões, que determina sua conduta