Musculos cervicais
Os músculos cervicais estendem-se da nuca e superfície lateral do pescoço ao tórax, e alguns deles estão associados com o aparelho hióideo.
1. M. esplênio: situa-se entre o occipital e a cernelha. Ele é lateralmente coberto de forma ampla pelos músculos superficiais, localizando-se, por sua vez, sobre os músculos longos do pescoço. Tem sua origem no ligamento dorso-escapular e no ligamento da nuca, e termina nos processos transversais das vértebras cervicais médias (da 3ª até a 5ª vértebra). O músculo esplênio, em ação conjunta, estende o pescoço e a cabeça, e pode flexioná-lo lateralmente, em ação isolada. Inervação: ramos dorsais dos nervos cervicais e torácicos.
2. M. longo do pescoço: situa-se ventralmente às vértebras cervicais e torácicas craniais, em direção à cabeça; sua parte torácica origina-se nos corpos das primeiras cinco ou seis vértebras torácicas e termina nas duas últimas vértebras cervicais. Esse músculo flexiona a coluna cervical. Inervação: ramos ventrais dos nervos cervicais.
3. Mm. escalenos: são dois músculos que se projetam da primeira costela, assim como das superfícies laterais da 8ª a 3ª costela, para os processos transversos da 7ª até 3ª vértebra cervical. O músculo escaleno médio origina-se na 1ª costela, já o músculo escaleno dorsal pode ter sua origem entre a 1ª e 8ª costela. Esses músculos fixam, flexionam ventral e lateralmente o pescoço e auxiliam na inspiração. Inervação: ramos ventrais do 5º-8º nervos cervicais e 1º-2º nervo torácico.
4. Mm. hióideos: abrange todos os músculos associados ao osso hióide. Esses músculos são responsáveis, em sua totalidade, pelos movimentos da língua. Os principais músculos que incorporam esse grupo são: músculo esternoióideo e o músculo esternotireoióideo.
4.1- O esternoióideo situa-se ventralmente à traquéia como uma fita muscular relativamente potente. Origina-se no manúbrio do esterno e na primeira costela, juntando-se no plano longitudinal mediano, com o do lado