Musculos coluna cervical
FISIOTERAPIA 4º SEMESTRE
PROFª Nataly Vasconcellos / Gabriela Fernandez
MTA – COLUNA CERVICAL MÚSCULOS
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 2011
TRAPÉZIO
Origem: terço médio da linha nucal superior e protuberãncia occipital externa; ligamento nucal; processos espinhosos e ligamento supraespinal de C7-T12. Inserção: terço acromial da clavícula e acrômio. Função: com a origem fixa, rotação e elevação da escápula; com a inserção fixa, atuando unilateralmente, as fibras superiores estendem, flexionam lateralmente e rodam a cabeça e as vértebras cervicais, de tal modo que a face se volta para o lado oposto, e, atuando bilateralmente, o trapézio superior estende o pescoço.
LEVANTADOR DA ESCÁPULA
Origem: processos transversos de C1-C4 Inserção: porção superior da margem medial da escápula. Função: eleva, retrai e roda medialmente a cintura escapular; flete lateralmente e estende o pescoço.
ESTERNOCLEIDOMASTOIDEO
Origem: cabeça medial ou esternal – parte cranial do manúbrio do esterno cabeça lateral ou clavicular – terço médio da clavícula. Inserção: superfície lateral do processos mastóideo, metade lateral da linha nucal superior do osso occipital. Função: bilateral – extensão da cabeça, acentuando a lordose cervical unilateral – rotação da cabeça para o lado oposto à contração e inclinação para o lado da contração.
LONGO DO PESCOÇO
Origem: tendões dos processos transversos das quatro ou cinco vértebras torácicas superiores. Inserção: tendões nos tubérculos posteriores dos processos transversos da 2ª a 6ª vértebra cervical. Função: inclina lateralmente a cabeça.
LONGO DA CABEÇA
Origem: tendões dos processos tranversos da quarta ou quinta vértebra torácica superior e nos processos articulares da terceira ou quarta vértebra cervical inferior. Inserção: bordo superior do processo mastóide. Função: extensão da cabeça. O músculo,