Musculo Liso
O músculo liso é composto por fibras muito menores, contrastando com as fibras musculares esqueléticas. Muitos dos princípios da contração dos músculos esqueléticos, também são aplicados aos músculos lisos. As mesmas forças atrativas entre os filamentos de miosina e de actina produzem contração no músculo liso, como o fazem no músculo esquelético.
Tipos de músculo liso:
Há dois tipos principias: o músculo liso o multiunitário e o músculo liso unitário (ou sincicial).
Músculo liso multiunitário - Esse tipo de músculo liso é formado por fibras musculares lisas individualizadas. Cada fibra atua independentemente das demais, e é inervada por uma só terminação nervosa. Além disso, as superfícies externas dessas fibras são recobertas por uma fina camada de substância semelhante a da membrana basal, que é uma mistura de finas fibrilas de colágeno e de glicoproteínas, que isola as fibras individuais de suas vizinhas.
A característica mais importante das fibras musculares lisas multiunitárias e a de que seu controle é exercido, principalmente, por sinais nervosos. Isso contrasta com o fato de a maior parte do controle do músculo liso visceral ser por estímulos não-neurais. Alguns exemplos desses músculos são o músculo ciliar do olho, o músculo da íris e o músculo piloeretores que causam a ereção dos pêlos.
Músculo liso unitário - Suas fibras estão agregadas em lâminas ou feixes e suas membranas celulares aderem entre si, em múltiplos pontos, de modo que a força gerada em uma fibra muscular pode ser transmitida à seguinte. Além disso, as membranas celulares são unidas por muitas junções abertas, pelas quais os íons podem fluir livremente de uma célula para outra, de modo que um potencial de ação pode passar de uma fibra para outra, fazendo com que todas as fibras se contraiam em conjunto.
O músculo liso unitário também é chamado de músculo liso visceral. Esse tipo de músculo pode ser encontrado nas paredes da maioria das vísceras do