Musculo do AnteBraço
O músculo pronador redondo se origina por duas cabeças no úmero (na crista supracondilar medial) e ulna (processo coronóide).
O mesmo se insere no rádio (1/3 médio lateralmente) e apresenta como ação principal a pronação do antebraço e auxilia a flexão de antebraço.
Já o músculo flexor radial do carpo também faz parte da camada superficial do antebraço e possui uma origem por um tendão flexor comum no úmero (epicôndilo medial) e vai até o metacarpo II (base) para se inserir. Como ação têm a flexão e abdução da mão.
O músculo palmar longo faz parte da camada superficial e apresenta a mesma origem do flexor radial do carpo (epicôndilo medial do úmero) e se inserem em uma estrutura denominada aponeurose palmar. Como ação é um auxiliador da flexão da mão.
O músculo flexor superficial dos dedos como o nome já diz, faz parte da camada superficial do antebraço e possui origem no úmero (epicôndilo medial), ulna (processo coronóide) e rádio (borda anterior e proximal).
Insere-se por quatro tendões nas falanges médias (base da II a V). Possui ação de flexonar a falange média dos dedos.
O último músculo da camada superficial do antebraço é o flexor ulnar do carpo. Este se origina no úmero (epicôndilo medial) e se insere no carpo (pisiforme). Como ação tem a flexão e adução da mão.
Dando continuidade, veremos agora os músculos anteriores da camada profunda do antebraço. O músculo flexor profundo dos dedos apresenta uma origem na ulna (2/3 proximais na face anterior e medial) e membrana interóssea.
A inserção ocorre por 4 tendões na base da falange distal (II ao V). Como ação apresenta a flexão da falange distal.
Já o músculo flexor longo do polegar se origina no rádio (1/3 medial na face anterior) e membrana interóssea.
A sua inserção é na falange distal do polegar (medial). Apresenta como ação, como o próprio nome diz a flexão da falange distal do polegar.
O último músculo