Murça
Ano Lectivo :2014/2015
Data:06-10-2014
Curso : Técnico de Turismo
Introdução sobre a Vila de
Murça
A freguesia de Murça é a sede de concelho de uma das mais antigas vilas de Portugal.
Terra onde o tempo imortalizou uma notável herança , de monumentos que ilustram a longa história desta vila .
A sorte de estar bem no interior de Portugal , bem no coração de Tras-os
Montes e Alto Douro , ofereceu-nos ainda com o melhor da natureza .
HISTÓRIA
MURÇA é uma terra de contrastes, entre a zona Norte, cravada de encostas e penhascos, e a zona Sul, repleta de vinhas e olivais. O património encontra-se distribuído pelas sete freguesias, sendo a Porca de Murça, escultura representante de uma divindade do povo.
História
Quem visitar Murça não pode deixar de provar o mel e o queijo de cabra produzidos na região. Os maravilhosos enchidos que resultam da matança do porco, tradição que ainda se pratica no concelho.
Continuação…
A origem do Município de Murça reporta-se ao período que antecedeu a nacionalidade, segundo as inquirições de D. Afonso II.
A autonomia municipalista é adquirida no século XIII, com a atribuição do foral por parte de D. Sancho II, em 8 de Maio de 1224. Este, é confirmado através da revogação e novo foral de D. Afonso III, a 10 de Janeiro de 1268. Outros forais foram concedidos a esta vila, um a 18 de Abril de 1304 e outro a 9 de Maio de
1512, sendo outorgados por D. Dinis e por D. Manuel, respetivamente.
Com a revolução liberal (século XVIII) o Município de Murça apresenta cinco condes, com títulos meramente honoríficos, concedidos por D. João VI.
História da Porca de Murça
História da Porca
Contam as gentes mais antigas da vila de Murça que, há tempos imemoriais, os seus habitantes andavam atormentados. A causa desse tormento era uma ursa, feroz e esfomeada, que atacava a povoação em busca de alimento. Violentava as pessoas e chagava mesmo a comer