FUNÇÕES DAS FERRAMENTAS ELÉTRICAS MANUAIS E DE BANCADA E SEUS PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA
CONSTRUÇÃO NARVAL
FUNÇÕES DAS FERRAMENTAS ELÉTRICAS MANUAIS E DE BANCADA E SEUS PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA
FRANCISCO JANIEL DE MARIA
MAURÍCIO AGUILAR
SEGURANÇA DO TRABALHO
ARANAÚ
2014
FERRAMENTAS ELÉTRICAS MANUAIS
Um bom profissional sabe usar ferramentas de maneira correta e segura, mas algumas vezes nós mesmos queremos fazer algum reparo ou retrabalhar uma parede da nossa residência.
As ferramentas elétricas servem para isso, mas alguns cuidados precisam ser tomados.
POR EXEMPLO:
FURADEIRA Uma das máquinas mais comuns dentre quem faz cosntrução e reforma, a furadeira tem como função principal preparar os furos, mas também é muito usada para alargar ou rebaixar buracos e imperfeições no materialmento. As furadeiras usam a força gerada no motor em uma ou mais brocas, dependendo da tarefa a ser cumprida, a saber: Brocas do tipo N: Servem para materiais conhecidos no ramo como de dureza normal, como o aço, o ferro fundido maleável, o níquel e ligas de alumínio. Brocas do tipo H: São destinadas aos materiais mais duros e frágeis ao mesmo tempo, como o ferro fundido, o latão, a borracha dura, o carvão e o mármore. Brocas com Vídea: para furar betão ou pedra. Este modelo tem uma pastilha de metal duro incrustada bem na ponta.
LIXADEIRA CIRCULAR Esta máquina pode ser útil para muitas cosias, desde o corte de alguns tipos de metais e materiais de construção como tijolos, concreto e madeira até um polimento ou apenas para lixar alguma superfície. A esmerilhadeira trabalha em alta rotação e utiliza um disco de corte ou desbaste composto de abrasivo. Um disco de corte como este é frágil, pode quebrar facilmente por incrível que pareça. Portanto evite batê-los contra o solo ou deixá-los em contato com a umidade, por exemplo. Cada disco tem uma função e deve ser usada conforme o material que se quer polir ou cortar.
SERRA