Muros De Arrimo E Taludes
CURSO DE EM ENGENHARIA CIVIL
MAYCK MENDES MATES
JONATHAN AUGUSTO MARIANO BAGIO
MUROS DE ARRIMO E TALUDES
ORLEANS
2014
MAYCK MENDES MATES
JONATHAN AUGUSTO MARIANO BAGIO
MUROS DE ARRIMO E TALUDES
Trabalho apresentado como requisito para avaliação parcial na Disciplina de Mecânica dos Solos I do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Unibave, de Orleans – SC
Professor: Gerson.
ORLEANS
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 MUROS DE ARRIMO 4
4.1 MURO DE GRAVIDADE 4
4.2 MURO DE CONCRETO CICLÓPICO OU CONCRETO GRAVIDADE 6
4.3 MURO DE GABIÕES 7
4.4 MURO DE PNEUS 8
4.5 MURO DE FLEXÃO 10
2 TALUDES 12
2.1 NATURAIS E ARTIFICIAIS 12
2.2 PARTES DE UM TALUDE 13
2.3 CORTE E ATERRO 13
2.4 PRINCIPAIS AÇÕES INSTABILIZADORAS 14
CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERENCIAS 18
INTRODUÇÃO
Os Muros de Arrimo e Taludes, são estruturas muito utilizadas nos meios da construção civil. Através deste trabalho de conclusão de disciplina, explicaremos um pouco mais a fundo sobre os muros de arrimo e taludes. Em geral, podemos defini-los como estruturas de contenção vertical ou quase vertical, ou seja, com um ângulo x em relação à superfície horizontal, que servem para conter desníveis de terra (solo). Estes podem ser construídos de várias maneiras, e você poderá conhecer um pouco mais sobre ambos, lendo o trabalho situado.
1 MUROS DE ARRIMO
Muros podem ser definidos como estruturas de contenção de parede vertical, ou quase vertical, apoiadas em uma fundação rasa ou profunda. Seus métodos construtivos podem ser através da alvenaria (Pedras ou Tijolos), podem também ser em concreto (Simples ou Armado), ou até mesmo de alguns elementos especiais.
Existem vários tipos de Muros de Arrimo, como: Gravidade (construídos de concreto, alvenaria, gabiões ou pneus), de Flexão (com ou sem contraforte) e com ou sem tirantes.
Figura 01: Muro de Arrimo
Fonte: MENEZES, 2013
Figura 02: