murilo
1. Ponha sua mente de realizações positivas. Assim, se sentirá mais autoconfiante. Em geral, as pessoas costumam se lembrar de quanto são incapazes e já erraram na vida e se esquecem dos acontecimentos bons.
2. Treine sua dicção com o dedo indicador, imite um gancho, encaixe por uns dois minutos diários nos dentes inferiores e fique falando.
3. Ajuste a velocidade e o ritmo da sua fala. Para saber se não está atropelando as palavras ou sendo lenta e se a tonalidade que usa é agradável, um truque é gravar a sua voz numa fita e ouvir depois ou mostrar aos colegas.
4. Pronuncie bem as palavras. Primeiro não omita os “s” e “r” finais e os “i” intermediários. Por exemplo: Pronuncie a palavra terceiro, e não “tercero”.
5. Cuide da postura. Enquanto falar, evite colocar as mãos no bolso ou cruzar os braços. Deixe-os naturalmente ao longo do corpo e gesticule com moderação. Distribua o peso do corpo sobre as duas pernas.
6. Transmita entusiasmo. Tudo isso não terá sentido se você não estiver gostando do que discursa. Para isso não decore textos.
7. Controle a tremedeira inicial. Converse com alguém minutos antes de falar ao público, ajuda a relaxar. Também movimente-se, se possível, caminhe para descarregar a adrenalina que a tensão provoca. Quando chegar diante da platéia, olhe para as pessoas, regule o microfone e papéis, respire fundo, para começar a falar.
Como apresentar um projeto e manter a platéia acordada
1. Se você fala rápido demais, repita as mensagens mais importantes usando outras palavras. Quem não entendeu da primeira vez entenderá da segunda. Se fala devagar, não desvie o olhar da platéia nos instantes de pausas mais prolongadas. Após o intervalo, volte a falar com mais ênfase.
2. Cuidado com os grunhidos "né", e "tá". Além de horríveis, demonstram insegurança.
3. Conheça o interlocutor. Se o grupo estiver familiarizado com o tema, não simplifique as informações.
4. Nunca,