MUNICÍPIO DE Itabira – MG "Cidade do Ferro"
"Cidade do Ferro"
Extensão Territorial
Área de 1.254 km2
1.193,48 km² (95,14%) - zona rural
61,01 km² (4,86%) - zona urbana Clima
Temperatura média: 20,3 °C
Demografia (2010)
População total: 109.783 hab. ( 24º mais populoso do Estado)
Densidade demográfica: 87,54 hab/km²
Índice de Desenvolvimento Humano (2000): 0,798
PIB (2010)
R$ 7 bilhões
R$ 64 mil (Pib per capita)
Economia de Itabira
O município de Itabira é um centro de produção e consumo de bens e serviços de natureza econômica, social e cultural. Ao longo das últimas décadas, a cidade tem registrado um crescimento significativo nas áreas de comércio, serviços especializados e tecnologia, medicina e educação, o que tem contribuído para a melhoria dos seus níveis de competitividade e a ampliação dos seus mercados no cenário nacional.
Itabira é considerada uma das melhores cidades do estado de Minas Gerais para se fazer negócios. No setor industrial é significativa a quantidade de micro e pequenas empresas instaladas no município e que receberam incentivo do poder público municipal através de um programa de desenvolvimento específico para este setor. Dessa forma, Itabira possui, ainda, dois distritos industriais, um minidistrito, uma incubadora de empresas e um instituto tecnológico que têm favorecido o desenvolvimento econômico do município de forma diversificada. Nesse sentido, o eixo de suas atividades empresariais não está localizado apenas nas atividades industriais tradicionais, mas também nas atividades correlatas ao conhecimento e de intermediação, como comércio, consultorias, serviços e turismo de negócios, dentre outros.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2007), o PIB de Itabira desagregado por setor econômico está assim distribuído: setor agropecuário 0,5%, setor industrial 62,1% e setor de serviços 37,4%. Em outras palavras, o setor industrial é o principal gerador de renda para a população de Itabira,