Circuito nacional serra do cipó
Integrantes:
-- Cliff Dimas
-- Daniel Jeber
-- Helen Friche
-- Lívia Fernandino
-- Manoela Mendes Vaz
-- Natália Franco
-- Rejane Lara
Belo Horizonte 18 de outubro de 2004.
INTRODUÇÃO
PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ
Os municípios que fazem parte do Circuito Parque Nacional da Serra do Cipó são: Itabira, Itambé do Mato Dentro, Jaboticatubas, Morro do Pilar, Nova União e Santana do Riacho.
Ao selecionar esse destino turístico de Minas, o visitante deve se atentar para três informações básicas: - Geograficamente, Serra do Cipó corresponde a uma região que ocupa uma área de 100.000 ha. Ali, destaca-se um conjunto de elevações entre 1.000 e 1.800 metros de altitude, que se estende por aproximadamente 40 quilômetros na direção Sudeste-Noroeste, parte meridional do Espinhaço. - O Parque Nacional da Serra do Cipó , com seus 33.800 ha, é um dos principais atrativos da Serra. - O Distrito Serra do Cipó, antigo Distrito de Cardeal Mota, é um importante pólo receptivo da região da Serra.
A Serra do Cipó tem a importante característica de ser o divisor natural das bacias dos rios São Francisco e Doce. Na época do desbravamento do território mineiro pelos bandeirantes, a Serra do Cipó, que era conhecida como Serra da Vacaria, foi um dos itinerários utilizados por esses desbravadores em busca de riquezas minerais. Este percurso acabou servindo de acesso à Vila do Serro Frio e ao Arraial do Tejuco, atuais cidades do Serro e Diamantina, respectivamente.
Como marcos da época colonial, restam, na região, algumas edificações e um interessante caminho de pedras construído pelos escravos, acessível no Km 100 da MG 010, e que segue em direção às localidades acima mencionadas, passando pelas cabeceiras dos rios que formam a cachoeira hoje denominada Véu da Noiva.
No século XIX, a região começou a ser chamada de Cipó por causa das curvas do rio que tem o mesmo nome. O Rio