Relação entre pesquisa e o filme o óleo de lorenzo
DEDC I – Departamento de Educação – Campus I
PESQUISA EM EDUCAÇAO: PONTUANDO ALGUMAS QUESTÕES METODOLÓGICAS
(BERNARDETE ANGELINA GATTI - 2003)
O texto inicia vinculando o fazer educacional ao fazer científico. No entanto, trás as problemáticas da diversidade das produções teóricas e mutações metodológicas que se contrapõem a evolução da qualidade das pesquisas acadêmicas. A seguir, Bernardete Angelina Gatti salienta que as pesquisas em educação se fazem necessário por não se não se tratar de uma área homogênea. E, disserta sobre os debates quanto ao fazer educacional, que desde meados do século XX, defendem o empirismo científico na educação.
O texto segue elucidando as nuances políticas e sociais da difusão, veiculação e ou socialização das produções científicas, e suas implicações no processo de construção dos conhecimentos científicos em busca da verdade. Fator constituinte na análise crítica das produções teóricas.
A autora chama a atenção para os métodos predominantes nas décadas de 50 e 70 de fazer pesquisa. Ressalta que estes não se assemelhem metodologicamente com os padrões consolidados no final do século XIX e final do século XX. Para esta época, as pesquisas e reproduções só seriam reconhecidas e aceitas se seguissem padrões rígidos de neutralidades dos valores pessoais do pesquisador.
Gatti mostra que tais posturas metodológicas dogmáticas são necessárias, uma vez que, o excesso de mensuração pode contaminar o processo de produção da pesquisa. Neste sentido, a autora segue pontuando quanto à desigualdade de consistência das produções analisadas, e compara-as com as dos séculos passado.
Segundo GATTI, 2003 “[...] observa-se a falta de domínio de princípios e conceitos elementares que sustentam as produções cientificas”. Ainda neste sentido, Gatti atribui aos novos métodos de pesquisa, definindo-os como “metodologias qualitativas” a causa das