Mundo p s moderno 1
Tese
A obra mostra uma pluralidade de opções acerca do relativismo e outros temas da pós-modernidade, levando o leitor a assumir uma postura crítica diante dos fatos e a estabelecer, através do poder de escolha, sua própria visão de mundo pós-moderno.
Introdução: O auge do relativismo O relativismo exacerbado é um dos grandes problemas enfrentados na atualidade. Tudo é passível de dúvida e contestação, o relativismo é tão forte e significativo que até o que tínhamos como verdade se perdeu. Pode-se atribuir esse fenômeno, ao avanço da ciência e da tecnologia. Não que o avanço científico-tecnológico seja algo totalmente negativo, mas o ritmo acelerado de seu crescimento afeta a natureza, as relações sócio afetivas e a nossa percepção de mundo, já que às vezes estamos tão alienados que não sabemos diferenciar o real do fictício. E o resultado é uma desconstrução do que é tido como verdadeiro e uma adoção de extremo relativismo.
Relação capítulo/tese A tese apresenta o poder de escolha como algo inerente à mensagem que a obra quer passar para o leitor, escolha essa, que deve ser minuciosamente avaliada justamente pelo relativismo que a introdução nos mostra, capaz de fazer com que nos interroguemos sobre a concepção de verdade a ser adotada.
Modas e modos de nosso tempo O texto traz, de forma bastante completa, a relação das modas e dos modos vigentes em nossa sociedade desde os tempos remotos até os dias atuais. A moda e os costumes refletem a mentalidade de uma época, e essa por sua vez é condicionada pelos contextos históricos. Atualmente, esses aspectos mostram uma concepção volátil e fugaz, característica do relativismo.
Relação capítulo/tese O capítulo abrange, por meio de vários contextos históricos, as transformações tidas no mundo da moda e dos costumes durante todo período da pós-modernidade, mostrando como a ideia de relatividade é presente e nos faz escolher a todo tempo.
Quando o vídeo game captura a vida Os vídeo games são