Mundo pos moderno - marcelo gleiser
Curso: DIREITO (12013)
Matéria: Filosofia Razão e Modernidade (I)
Prof.: Enrique Porta
1.Tese: A obra “Mundo Pós-Moderno” visa estimular pensamentos críticos a respeito da nova era da humanidade em que vivemos, onde estamos dominados pela tecnologia, países superpotências, novas concepções culturais, preconceitos e dentre outros fatores.
2.Modos e modas de nosso tempo: O estilo de vida e a maneira como as pessoas se vestiam no período que antecede o pós-modernismo eram fundamentais para transmitir a ideia que cada um desejava passar à sociedade sobre si próprio. Fator que o mercado da moda soube utilizar muito bem ao seu favor, absorvendo cada nova tendência que surgia e a estereotipando. Tanto que hoje em dia, se uma pessoa usar determinada peça de roupa, ela não será obrigatoriamente posta em um grupo de pensamento diferente só pelas roupas que usa. O capítulo em questão é diretamente relacionado com a tese da obra, levando o leitor a se questionar o porquê da moda e dos modos de vida que antes serviam para individualizar as pessoas, hoje não atuam da mesma maneira.
2.1.Quando o videogame captura a vida: Os videogames são um exemplo comum da junção da tecnologia, velocidade e fantasia, onde uma pessoa pode passar várias horas diante de um computador, deixando de lado suas preocupações mundanas. É evidente a existência de grupos que são pessimistas perante aos videogames: estimulam o individualismo, a prática do “matar ou morrer” e a sensação de impunidade; e os otimistas que defendem os jogos virtuais devido a ajuda que este possibilita ao raciocínio e ao impulso que a realidade virtual pode dar à educação, por exemplo. Devido as quedas nas vendas de jogos eletrônicos nos últimos anos, chegou-se a conclusão que os consumidores desejam cada vez mais algo que lhes traga mais emoções, algo que alcance ainda mais a realidade. O videogame é um fruto da pós-modernidade que merece ser indagado sobre suas repercussões na sociedade.