MUNDO DOS NEGOCIOS 1
Benchmarking é uma forma de comparação de produtos, serviços e práticas empresarias entre as empresas que são vistas como líderes no mercado. Ele surgiu para atender uma necessidade; a de corrigir problemas empresarias da maneira mais rápida possível.
Houve um grande aumento na competitividade no meio empresarial nas últimas décadas, o que obrigou as empresas à melhorarem seus processos, produtos e serviços, para se manterem fortes no mercado visando sempre oferecer alta qualidade com baixo custo. Ocorre na maioria das vezes o aprimoramento exigido, sobretudo pelos clientes dos processos, produtos e serviços, ultrapassar a capacidade das pessoas envolvidas, por estarem elas presas aos seus próprios paradigmas.
A palavra de ordem para Benchmarking é: Incorporar a busca da excelência, a vontade de ser “o melhor dos melhores”.
Essa técnica de benchmarking tem por objetivo, desenvolver estudos que comparem o desempenho com a concorrência e com referenciais de excelência, com objetivo de atingir posição de liderança em Qualidade. Estes estudos devem identificar serviços e processos de alto nível de Qualidade em outras empresas, ou setores da própria empresa, avaliar como os resultados são obtidos, e incorporar o conhecimento, quando aplicável à seus processos e serviços.
Para se assegurar com sucesso de investigações abrangentes e precisas, é preciso que o Benchmarking tenha uma metodologia estruturada, deixando de ser flexível para incorporar formas novas e inovadoras de coleta de informações.
Para se manter líder no mercado utilizando a técnica de Benchmarking, é necessário ter um processo contínuo de medição e de implementação de melhorias. Geralmente não basta empregá-la uma única vez, pois uma vez aplicado o Benchmarking, às necessidades irão exigir a contínua aplicação do mesmo para manter a liderança da empresa.
As orientações do benchmarking vem externamente, ou seja, para atuar e ser reformulado de forma criativa, precisa de analisar