mundo de Sofia
Mundo de Sofia
E.T.E. Magalhaes Barata
Professor:
Alunos: Rayna Camila
Rayanne Nayara
Daniel Freire
Isac Paixão
Leonardo Da Silva
André Felipe
Índice
27. KIERKEGAARD
28. HEGEL
29. MARX
30. DARWIN
31. FREUD
6. O DESTINO
7. SÓCRATES
8. ATENAS
9. PLATÃO
10. A CABANA DO MAJOR
31. FREUD
32. NOSSO PRÓPRIO TEMPO
33. A FESTA NO JARDIM
34. O CONTRA PONTO
35. A GRANDE EXPLOSÃO 11. ARISTÓTELES
12. O HELENISMO
13. OS CARTÕES- PORTAIS
14. DOIS CÍRCULOS CULTURAIS
15. A IDADE MÉDIA
1. O JARDIM DO ÉDEN
2. A CARTOLA
3. OS MITOS
4. OS FILÓSOFOS DA NATUREZA
5. DEMÓCRITO
Introdução
Este resumo, O mundo de Sofia pretende mostrar a filosofia que devemos praticar, e nela tem que ter razão para aprendemos a ter sentido no que falamos e pensamos.
O resumo mostra que existem mundos diferentes em cada individuo no pensar delas, como Platão que acreditava numa realidade autônoma, que ele denominou Mundo das Ideias, nesse mundo tudo era existente. Temos outro conceito, Aristóteles que foi aluno na academia de Platão não acreditava no Mundo das ideias para Aristóteles tinha que ser uma verdade inerente , ou seja, que esteja ligado a alguém.
No Helenismo temos dois tipos de filosofia, filosofia Cínica que diziam que a felicidade não consistir na luxuria, ou seja, não precisamos de dinheiro para sermos felizes, e a filosofia Estoica que diziam que o homem deveria aceitar seu destino, que a morte eram rígidos pela leis da natureza. Kierkegaard diz que devemos buscar por verdades que são importantes para a vida de cada individuo, denominou três estágios que define cada pessoa que são os estágios estético, ético e religioso cada um tem uma denominação diferente e que define cada pessoa.
Hegel dizia que a verdade era basicamente subjetiva e contestava uma verdade acima da razão e que a razão não é eterna ,