Mundo das nuvens já é tendência em muitas empresas
O Cloud Computing é uma tecnologia que oferece um ambiente de execução de softwares e ferramentas, que não são armazenados ou executados localmente, ou seja, em seu próprio computador, mas em uma chamada "nuvem", através de um site na internet. A palavra-chave do Cloud Computing é disponibilidade: você acessa as informações e controles de sua empresa através de qualquer equipamento que possua um navegador (ou "browser", como Google Chrome, Internet Explorer ou Mozilla Firefox, por exemplo), sendo assim, você fica livre para gerenciar seus dados em qualquer lugar que possua conexão com a internet e a qualquer hora do dia.
Para quem sonha em trabalhar em casa, escolher a hora e o dia em que realmente precisa ir a sua empresa ou fugir dos engarrafamentos, essa utopia torna-se agora mais perto da realidade. Muitos empresários perdem quase 50% do seu tempo em engarrafamentos, se locomovendo diariamente para suas empresas. Isso complica ainda mais quando viajam: precisam de informações gerenciais, mas não tem acesso a elas e seus programas de gestão tornam-se ineficientes.
Além disso, o avanço da computação vem permitindo que consumidores e empresários executem uma infinidade de recursos e aplicações com um baixo custo de investimento. Por exemplo, com o Cloud Computing, não é necessário adquirir equipamentos, infraestrutura e instalação, ao contrário, funciona como uma assinatura de uso. Não é precisco "comprar" nada, apenas alugar o serviço.
Algumas empresas ainda se encontram reativas a essa nova tendência, pois acreditam que, se suas informações não se encontram localmente em sua empresa, não estão seguras. Mas os resultados tem mostrado que isso é apenas um paradigma. Empresas que utilizam soluções de Cloud Computing desfrutam de maior quantidade de ferramentas para segurança de dados, como Firewalls, Espelhamentos e Backups de dados em vários continentes.
Esse cenário tem levado os fabricantes de softwares a