MULTISSALTOS
DISCIPLINA: Atletismo
DATA: 13/10/2014
Ao pesquisar sobre o assunto proposto podemos perceber a importância do trabalho de multissalto, que é composto de saltos em distância e salto triplo, esse trabalho visa aumentar a potência muscular do atleta, pulando em pé de igualdade, enfatizando que a perna pique está totalmente estendida no impulso e decolagem imediatamente produzidos, o atleta leva o calcanhar até o quadril e o joelho para frente, joga-se, em seguida, essa mesma perna , encontrar o chão trazendo rapidamente o pé para baixo e para trás. A perna livre, trabalhando na unidade, ao correr o joelho flexionado para cima. Os braços acompanham o movimento com um movimento semelhante a braçada, com os cotovelos um pouco longe da ação corporal. Nos saltos em distância e saltos triplos, tais trabalhos visam aumentar a potência muscular do atleta para aumentar o seu impulso. O multissalto tem objetivo de melhorar a potência (Força-Velocidade) Consiste em realizar saltos de todo tipo, em forma ordenada, sistemática, dosada e planejada. A realização de saltos de maneira multilateral e variada, desenvolve a capacidade e habilidade para a realização dos mesmos. Um trabalho de multissaltos, progressivo e em terrenos adequados, incide positivamente sobre as articulações, tendões e ligamentos do esportista, as fortificando.
Para realizar o trabalho de multissaltos podemos utilizar superfícies como: grama, terra, parque arejado e outros. Deve-se evitar trabalhar os saltos sobre superfícies muito brandas como: areia, colchonetes, terrabatida, ou muito duras como pisos de cerâmica, asfalto, cimento, etc.
Saltos alternos, "pata agarre", "cangurus" e "saltitado", são os mais comuns. Inclui multissaltos horizontais e verticais e saltos "em profundidade" com resposta imediata, desde baixas alturas, até 30 cm. Tem o objetivo aperfeiçoar a corrida de velocidade, o impulso, o vôo e a aterrissagem do saltador.