Multiculturalismo
Está diversidades de culturas também é visto por muitos como uma ameaça a identidade de um país, provocando em alguns países intolerância, desprezo e indiferença. Apesar destas desvantagens existem também benefícios como novas oportunidades e pode ser visto como uma fonte de abertura de novas possibilidades.
Pode-se entender por identidade um conjunto de características que é comum a grupo ou mesmo próprio de um único ser que o torna uma espécie singular dentro da sociedade ou sistema. O conjunto destas identidades e ou multiplicidade destes seres foram o que se compreende por diversidade, ou compartilhamento de diferenças no âmbito do relacionamento. A comunicação, interação e troca de visões de mundo e culturas fortalecem a construção da identidade humana no sentido de que a pureza e o isolamento social criam barreiras para o desenvolvimento de novo modelo de sociedade que respeita o diferente como uma condição de igualdade fundamental entre os indivíduos.
Conceito de igualdade segundo dicionário de direitos humanos, no campo do reconhecimento da individualidade de cada ser humano, está ligada à afirmação do princípio da não discriminação, ou seja, reconhece-se que todos são iguais perante a lei, e portanto não pode haver discriminações que excluam determinadas pessoas ou grupos do exercício de determinado direito por terem realizado determinadas escolhas de modo de vida como a opção religiosa, ou possuírem determinadas características intrínsecas, como as de gênero. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, a liberdade, à igualdade, a segurança e a propriedade.
Embora exista uma série de mecanismos legais