MULHERES BRASILEIRAS: Uma história de lutas, de vitórias e conquista de direitos
José Walter Lisboa Cavalcanti
RESUMO
O presente estudo discorre acerca dos problemas e preconceitos impostos às mulheres por serem consideradas ”seres frágeis sexualmente”. Enfatizam-se quais as causas e consequências da discriminação contra as mulheres. Trata das trajetórias percorridas pelos movimentos feministas – por mulheres brasileiras individualmente – e suas conquistas nos âmbitos nacional e internacional. Com o presente trabalho, buscou-se demonstrar que as mulheres precisam ser consideradas e devem se considerar sexualmente diferentes dos homens, mas iguais em direitos e deveres, com reais condições de exercê-los e usufruí-los.
Palavras-chave: discriminação. Conquista. Igualdade de direito.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho pretende estabelecer uma discussão, já antiga, sobre as discriminações contra as mulheres. Busca visualizar as características do que vem a ser sexo e gênero e tratar se as discriminações existentes, na verdade, ocorrem em função do primeiro ou do segundo. Para tanto, traçou-se uma linha temporal dos mais relevantes momentos das lutas travadas pelas mulheres no intuito de transporem as barreiras do mundo privado ao mundo público e se buscou relacionar os diversos documentos que tentam garantir e efetivar os Direitos Humanos das mulheres, tanto no sistema internacional, quanto no nacional.
A presente temática sempre despertou entusiasmados debates nos campos teóricos das ciências, especialmente das ciências humanas. Consequentemente, por ter como assunto a questão das discriminações contra as mulheres, se faz obrigatório descrever, de uma maneira geral, sobre a evolução da efetivação dos direitos das mulheres e se as garantias já estabelecidas nas normas nacionais e internacionais são suficientemente capazes, ou não, de assegurar a concretude dos Direitos Humanos daquele público. Mais ainda, importante descrever e estudar como as