Mudanças e transformações
Ao longo do Século XX houve 3 eras: Industrialização Clássica, Industrialização Neoclássica e a era da Informação. As 3 eras trouxeram diferentes abordagens sobre como lidar com pessoas dentro das organizações e a área de RH passou por 3 etapas distintas: - Relações industriais - Recursos Humanos - Gestão com pessoas.
1- Etapa das Relações Industriais: Na era clássica surgem os antigos Departamentos de Pessoal, e logo após os departamentos de relações industriais. O DP era destinado a cumprir as exigências legais do emprego: Admissão, anotações em carteira de trabalho, contagem das horas trabalhadas para pagamento, aplicação de advertências e medidas disciplinares pelo não cumprimento do contrato, contagem de férias, etc... Mais adiante, os departamentos de Relações Industriais, assumem este papel e acrescenta mais algumas tarefas, como o relacionamento com os sindicatos das categorias e as coordenações internas com os demais departamentos internos, para enfrentar problemas sindicais reivindicatórios. Este departamento se restringe as atividades operacionais e burocráticas, recebendo instruções da cúpula sobre como proceder. As pessoas são consideradas como apêndices das máquinas e meras fornecedoras de esforço físico e muscular, predominando o conceito de mão-de-obra.
2- Etapa dos Recursos Humanos: Na industrialização neoclássica, surgem os departamentos de Recursos Humanos, substituindo os antigos DP. Além das tarefas operacionais e burocráticas o DRH, desenvolvem funções operacionais e táticas, como prestadores de serviço especializado. Cuidam do recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, remuneração, higiene e segurança do trabalho, além das relações trabalhistas e sindicais, centralizando e monopolizando estas atividades.
3- Etapa da Gestão de Pessoas: Na era da informação surgem as equipes de gestão de pessoas que substituem os departamentos de Recursos Humanos.