Mudanças na nova republica
Com o objetivo de desenvolver a cidade e deixa-la de acordo com padrões europeus e altos valores, o presidente Rodrigues Alves indicou o engenheiro Francisco Pereira Passos para assumir a prefeitura do Rio de Janeiro, antigo Distrito Federal (capital do país). Entao, muitos prédios foram demolidos a fim de abrir largas avenidas como a Avenida Central (atual Avenida Rio Branco), que cortava o centro da cidade. Muitas pessoas foram desalojadas, e com dificuldades para se alojar nos subúrbios pelo fato da locomoção para seu trabalho, por exemplo, surgiram as favelas.
Para conter o numero de mortes e tonar as doenças menos letais aos cidadãos, Pereira Passos tomou medidas e uma delas foi a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola. A população não sabia dos efeitos da vacina, então tinham medo e receio da vacina, além do fato de também terem suas casas invadidas e tomarem a vacina a força na maioria dos casos. Logo, a população se revoltou e protestou. O episódio ficou conhecido como Revolta da Vacina, que aconteceu entre os dias 10 e 13 de novembro de 1904. Como ficou difícil de conter a revolta, a vacinação obrigatória foi suspensa, e tempo depois a epidemia retornou, deixando um grande numero de óbitos. Mais tarde a população seria informada dos efeitos da vacinação.
No inicio do século XX, aconteceu a Revolta da Chibata. Marujos da Marinha de Guerra viviam em péssimas condições de trabalho e eram castigados com muita frequência, principalmente com chibatadas. Um colega de trabalho foi castigado com 250 chibatadas, o que deu origem a revolta. Os revoltosos