Fisiologia do coração
Os órgãos e sistemas do corpo humano se desenvolvem entre a 4a e 8a semana de gestação. Nesta fase o coração vai se formando e se unindo aos vasos sanguíneos. Ao final da 7a semana é que se iniciam os batimentos cardíacos. Neste período as estruturas ainda são microscópicas e não são visíveis ao ultra-som. Somente a partir da 12a a 14a semana de gestação é que podemos observar ao ultra-som as características mais grosseiras do coração e identificar possíveis anormalidades na estrutura, função e nos batimentos do coração fetal. Quais são os problemas cardíacos mais comuns no feto?
Existem inúmeras malformações congênitas do coração, sendo que a grande maioria delas pode ser diagnosticada durante a vida fetal. São malformações que envolvem o mau desenvolvimento dos ventrículos, das válvulas ou das grandes artérias. Uma das mais comuns e graves anomalias cardíacas estruturais observadas no feto é a Síndrome de Hipoplasia do Coração Esquerdo em que as estruturas cardíacas do lado esquerdo não se desenvolvem adequadamente. Também podem ser observadas alterações do ritmo do coração fetal caracterizadas por batimentos cardíacos muito rápidos, chamadas de taquicardias fetais, ou mesmo muito devagar nos casos de bloqueios atrioventricular. Há problemas que podem ser provocadas pelo uso de medicamentos, drogas ou ainda algum vício da gestante?
Na grande maioria das alterações cardíacas fetais não se identifica claramente a causa que desencadeou esta alteração. Entretanto, sabemos que o uso de algumas medicações, tais como aquelas usadas para o tratamento de convulsões ou distúrbios psiquiátricos (fenobarbital,