mudanças do feudalismo
AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NO CAMPO E A REVOLUÇÃO DO COMÉRCIO
A partir do século XI, a Europa feudal começou a mudar; a expansão das áreas de cultivo e as inovações técnicas contribuíram para um aumento significativo da produção de alimentos.
As principais inovações técnicas ocorridas na Europa no século XI foram: O uso do arado de ferro, conhecido como charrua, em lugar do arado de madeira; A introdução do sistema de cultura em três campos (chamado rotação trienal). Antes disso era apenas dois campos (rotação bienal). A partir do século XI, cada área de plantação começou a ser divida em três campos; A utilização do cavalo para puxar o arado. O cavalo antes era atrelado pelo pescoço, fato que limitava seu rendimento e, por vezes, o sufocava; a partir do século X, passou a ser atrelado pelo peito, o que aumentava seu rendimento e resistência. O aprimoramento e a difusão dos moinhos acionados pela força do vento ou da água contribuíram para aumentar a velocidade e a qualidade de moagem do trigo.
REVIGORAMENTO DO COMÉRCIO E DAS CIDADES
O aumento da produção de alimentos colaborou, por um lado, para grande crescimento da população e, por outro, para um REVIGORAMENTO DO COMÉRCIO E DAS CIDADES, a tabela abaixo dá uma dimensão do crescimento da população no período.
Século
População da Europa
IX
18 Milhões
XI
22 Milhões
XII
26 Milhões
XIII
35 Milhões
XIV
55 Milhões
Com o aumento da oferta de alimentos, já não havia necessidade de tanta gente para trabalhar na agricultura. Então, muitos camponeses deixaram o campo em busca de outro meio de vida: alguns se tornaram mercadores ambulantes, outros foram trabalhar como artesãos nas cidades, os moradores do campo passaram a trocar sua produção por produtos feitos nas cidades, o que estimulou o artesanato e o comércio local, atividades decisivas para o renascimento das cidades.
A partir do século XI, o comércio europeu de longa distância