MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas
Disciplina: Mudança Organizacional e Consultoria de RH
Os diversos papéis do RH
Charles Rafael e Kelly Rubim Neves
Artigo: Mudança Organizacional: Uma abordagem preliminar
Autores: Thomaz Wood, Jr.
O artigo “Mudança Organizacional: Uma abordagem preliminar” de autoria Thomaz Wood, Jr. de traz uma análise em relação as constantes mudanças no ambiente organizacional e como as empresas devem estar preparadas para enfrentá-las. O artigo é composto por formulações e ideias de diversos autores, sendo rico em teorias e interativo.
A análise feita no artigo permite reafirmar uma teoria vem sendo explorada constantemente no estudo das organizações, onde as empresas estão continuamente mudando para se adequar aos fatores externos, ao ambiente em que estão inseridas, muitas vezes para superar crises e obter vantagem competitiva. São raras as organizações que realizam mudanças de forma pró-ativa, que buscam inovar e se antecipam frente ao mercado. Por este motivo, a grande maioria é surpreendida com novas formas de pensar e agir, tendo dificuldades para se adaptar.
Pelo fato de as empresas se adaptarem no momento em o mercado exige, as pessoas geralmente apresentam certa resistência, por não estarem preparadas e muitas vezes criarem barreiras com intuito de auto-proteção. Percebemos estas situações citadas no artigo em nosso cotidiano, inclusive nas empresas em que trabalhamos. Por estarem inseridas em uma cidade pequena, apresentam uma cultura enraizada onde a mudança nem sempre é bem vinda, causando incomodo e atacando o ego das pessoas. Esta não é uma realidade isolada, a maioria das pequenas e médias empresas ignoram a importância do ambiente externo em sua tomada de decisões, este fato se dá ao crescimento sem planejamento e desconhecimento dos estudos e resultados. Muitas empresas contratam consultorias para nortearem suas ações e estas