mudanca na infraestrutura de transporte brasileira
Daniele Dalla Barba Borges1
Estela Alves dos Anjos
Franciele Mulek
Jean Francisco Zonta
Juciany de Assis Endlich
Rafael da Cruz Passos
Sabrina Nunes
Thiago Piloneto Saraiva
Tatiane Cristiane Carvalho
Marcelo Rogério Zitta2
RESUMO
Este artigo conceitua a logística e sua aplicação no cenário nacional, demonstrando de forma sucinta e esclarecedora as mudanças que ocorreram ao longo dos últimos anos na infraestrutura de transporte brasileira e as mudanças previstas em curto, médio e longo prazo. Com o passar do tempo, verificou-se um nítido processo de transferência das operações, da iniciativa pública para a iniciativa privada, como consequência da deterioração da capacidade de investimento do setor público, resultando em concessões de direitos de exploração e arrendamentos de estruturas de transporte.
Demonstra ainda como a logística é uma ferramenta importante e indispensável para o desenvolvimento do país e aponta como através desse instrumento é possível se tornar uma nação mais competitiva, distribuindo de forma rápida, econômica e segura as cargas a serem transportadas. Aborda também a distribuição dos modais na matriz de transporte de carga, onde é possível observar a sobrecarga do modal rodoviário e sua precariedade. Traz ainda informações que se referem à infraestrutura de transporte, de acordo com suas modalidades e acentua suas vantagens e desvantagens, indicando a utilização da multimodalidade como uma das soluções para a matriz de transporte de cargas existente. Por fim, os investimentos previstos se apresentam como insuficientes.
É extremamente necessário maiores investimentos no sistema de transportes, proporcionando manutenção das rodovias, restaurando as ferrovias, atendendo a crescente demanda do modal aéreo e principalmente investir na utilização de vias navegáveis. Desta forma é possível melhorar as condições de vida da população e tornar o país cada vez mais competitivo no mercado mundial.