Mucosa oral
Introdução:
“Ao observarmos uma célula animal ao microscópio eletrônico,percebemosa presença de uma fina membrana envolvendo todos os componentes da célula e separando o meio interno do externo;é a membrana plásmática ou membrana celular que, por ser semipermeável,permite trocas de materiais entre a célula eu o meio que a cerca. Preenchendo a célula,vamos encontrar um material de concistência viscosa denominado citoplasma ou hialoplasma,onde ocorrem as funções vitais da célula,tais como:digestão,respiração,transportes etc.,pois é no citoplasma que se encontram mergulhados os organóides em um vasto sistema de membranas. Os principais organóides são:ribossomos,retículo endoplasmático,complexo de Golgi,mitocôndrias, lisossomos,centríolos.Localizado geralmente na parte central das células eucariontes, vamos encontrar o núcleo,separado do citoplasma pela carioteca ou membrana nuclear.O núcleo é preenchido por uma substância denominada suco celular ou cariolinfa,semelhante ao citoplasma; mergulhado no suco celular encontra-se a cromatina(material genético) e os nucléolos,que estão relacionados com a produção de ribossomos.”
A observação de células da mucosa bucal em microscópio óptico é uma prática simples, mas que permite conhecer com maior clareza a organização celular básica: membrana, citoplasma e núcleo. Os conhecimentos sobre as células progridem paralelamente ao aperfeiçoamento dos métodos de investigação. Com esse intuito o Professor Gustavo M. da Costa, ajudou e orientou os alunos na aula prática .
Material utilizado: microscópio óptico
Pipeta de Pasteur lâmina lamínula papel de filtro solução de azul de toluidina(0,05%) epitélio bucal palito Procedimento experimental:
Com o auxílio de um palito,