Mttr e mtbf
Falhas: Explicação e
Padrões
Por Wendy Torell e Victor Avelar
Relatório interno
N° 78
Resumo executivo
Tempo médio entre falhas (MTBF) é um termo de confiabilidade usado sem muita precisão em muitas indústrias e mesmo abusivamente em algumas. No decorrer dos anos, o sentido original deste termo foi mudando e atualmente ele causa confusão e cinismo. Em grande medida, o MTBF se baseia em hipóteses e portanto, a definição de falha e o cuidado com este tipo de detalhes são de suma importância para uma interpretação correta. Este relatório explica as complexidades e a falta de compreensão relativas ao MTBF e os métodos disponíveis para calcular o seu valor.
©2004 American Power Conversion. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser usada, reproduzida, fotocopiada, transmitida ou armazenada em qualquer sistema de recuperação, sem a utorização escrita do proprietário dos direitos autorais. www.apc.com
R ev 2004-0
2
Introdução
O tempo médio entre falhas (MTBF) tem sido utilizado durante mais de 60 anos como referência para a tomada de diferentes decisões. Com o decorrer dos anos, foram desenvolvidos mais de 20 métodos e procedimentos de predição da vida útil de produtos. Portanto, não é de se estranhar que o MTBF seja um tema de peso em eterno debate. Há uma área na qual isto é particularmente notório: o desenho de infraestruturas de missão crítica que contêm equipamentos de TI e de telecomunicações. Quando poucos minutos de tempo de inatividade podem ter um impacto negativo no valor de mercado de uma empresa, é essencial poder contar com infra-estrutura física confiável de suporte para este ambiente de rede. É possível que não se atinja a meta de confiabilidade da empresa se não houver uma sólida compreensão do MTBF. Este relatório explica todos os aspectos do MTBF com exemplos para simplificar a complexidade e esclarecer idéias errôneas.
O que é uma Falha? Quais são as Hipóteses?