1 Treinamento MDT
Cálculo de Indicadores de manutenção
Objetivo
Disseminar os conceitos para cálculo dos indicadores de manutenção, para estruturar planos de ação específicos e eficazes.
Planejamento de Manutenção
Atividade
Cálculo de Indicadores de manutenção
Planejamento de Manutenção
Atividade
Cálculo de Indicadores de manutenção
Indicadores a serem abordados na atividade
TMP (MDT) – TEMPO MÉDIO DE PARADA - Indicador da qualidade da manutenção, que consiste em medir o tempo médio de indisponibilidade de um equipamento, ou seja, a média do tempo em que o equipamento não está operacional. Esta medida inclui todos os tempos associados ao reparo, manutenção corretiva ou manutenção preventiva, logística ou atrasos administrativos (apontamentos do trabalho realizado)
TMEF (MTBF) – TEMPO MÉDIO ENTRE FALHAS - Indicador de atendimento/qualidade da manutenção que consiste em medir o tempo médio de operação dos equipamentos entre uma falha* e outra em um período programado (1 Semana, 1 mês 1 ano). A meta aplicada neste indicador é o maior tempo entre uma falha e outra falha.
*Quebra ou ajuste que pare ou diminua o rendimento do equipamento e necessite de intervenção da manutenção. TMPR(MTTR) – TEMPO MÉDIO PARA REPAROS –Indicador de performance da manutenção que consiste em medir o tempo médio que a manutenção leva para reparar um equipamento. Este indicador mede o tempo em que a manutenção atuou diretamente no reparo do equipamento afetado, excluindo os tempos logísticos. A meta aplica neste indicador é atingir a menor quantidade de reparos no menor espaço de tempo.
DISPONIBILIDADE DO EQUIPAMENTO – Indicador de performance que mede a capacidade de um sistema máquina + organização de suporte para fornecer a performance solicitada, no período solicitado(funcionamento).
DISPONIBILIDADE OPERACIONAL – Indicador de performance que mede o percentual de tempo real
em
que
Planejamento de Manutenção
o
sistema
operou
em
relação
ao
seu
tempo
programado.