Manutenção de computadores
A manutenção é utilizada em todos os tipos de empresas para evitar possíveis falhas e quebras (em máquinas e instalações, entre outros).
Ela é importante para dar confiabilidade aos equipamentos, melhorar a qualidade e até para diminuir desperdícios. Há vários tipos de manutenção que podem ser empregados.
Exemplo: Implantar e praticar a engenharia de manutenção significa uma mudança cultural para a maioria das empresas. Significa deixar de ficar consertando continuamente, para procurar as causas fundamentais e gerenciá-las.
Conceito: É um conjunto de ações que tem por objetivo solucionar um problema, fazendo com que o item funcione de forma adequada.
Quais são os tipos de manutenção?
Preventiva: é adotada para minimizar ou evitar falhas ou queda de desempenho, mediante planejamento baseado em intervalos de tempo. Ou seja, é melhor prevenir do que remediar. Bons hábitos ajudam a economizar tempo, dinheiro e aborrecimentos.
Corretiva: é adotada para corrigir falha ou desempenho menor que o esperado. Visa corrigir, restaurar, recuperar a capacidade produtiva de um equipamento ou instalação, que tenha cessado ou diminuído sua capacidade de exercer as funções às quais foi projetado.
Preditiva: é o acompanhamento de parâmetros que indicam o desempenho dos equipamentos. Manutenção preditiva é aquela que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação. Trata-se da manutenção que prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos e as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado.
Quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de manutenção?
Preventiva:
Vantagens: Garante o funcionamento contínuo das máquinas. Maior confiabilidade na execução de processos.
• Disponibilidade assegurada.
• Menores níveis de estoques de peças de reposição.
• Moral da equipe de mantenedores