ms tr
CRIMINOLOGIA
Alunos: - RA: 0929437847
- RA: 0981000167
Jéssica Fernanda da Silva - RA: 0901397569
Atividades Práticas Supervisionadas sob a orientação do Professor Paulo Magalhães.
Campo Grande/MS
ATPS DIREITO PENAL – CRIMINOLOGIA
ETAPAS 3O CRIMONOSO TAMBEM É VITIMA DE UMA SISTEMA?
Sabemos que a violência tem como causa diferentes fatores; psicológicos, sociais, econômicos, políticos e culturais e os principais fatores da delinquência entre os jovens são as drogas, a desestruturação familiar e o consumismo. Começando a conhecer um pouco do nosso inimigo, ou seja o ladrão, que tem assustando e feito muitas vítimas, aumentando ano a ano a criminalidade, estudaremos agora o perfil do criminoso.
A maioria tem como o perfil; jovem, solteiro, desempregado, branco, sexo masculino, residente na periferia, deixou de frequentar a escola possuindo apenas o ensino fundamental. Mais de 50% deles são reincidentes, ou seja, já foram presos e retornaram a vida do crime.
Segundo classificações são vários os fatos que faz o criminoso:
Fatores biológicos; que são os maníacos ou epiléticos.
Fatores alguns mesológico; portadores de alguma anomalia biológica, suficiente para desencadear a ofensiva criminosa, cedem a estimulo externos e a eles respondem facilmente.
Fatores de reincidência ocasional; o jovem inconformado com a sujeição paterna, sonha com um carro (objeto de desejo) e vivendo em um ambiente em que vigoram a impunidade e o sucesso, vale qualquer preço, roubar um automóvel a mão armada.
Fatores reincidência excepcional; o “Maria vai com as outra” são os de fraqueza de personalidade.
Fatores puramente mesológico; isto é do meio social; agem antissocialmente por força de ingerência do meio externo, tornando-se quase uma “ vitima das circunstancias do exterior”.
Entre os fatores mesológicos, logo no inicio da humanidade destaca-se a infância abandonada ( lares desfeitos, pais separados, crianças