MRUV 2010
Materiais Processos e Componentes Eletrônicos
Relatório de Física
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado
Aparecido Thomas Alves Nº 10108091
José Henrique Nº 09208181
Rafael Fernando Cardoso Nº 072808-1
29.03.2010
Objetivo:
Caracterizar o MRUA e utilizar os conhecimentos das equações horárias do MRUV para determinar a aceleração do movimento de um volante que desce um plano inclinado.
Introdução:
Nos movimentos retilíneos uniformes o vetor velocidade V tem sempre a mesma direção, o mesmo módulo e o mesmo sentido. Nos movimentos retilíneos uniformemente acelerados a aceleração é constante ao longo do tempo. Ambos movimentos podem ser acelerados ou retardados. Nos movimentos acelerados a velocidade tem seu módulo aumentado ao longo do tempo e nos retardados, ao contrário, diminuído.
As equações da velocidade e da posição para os movimentos uniformemente variados são dadas, respectivamente, por:
V= Vo + at
S= So + Vot + at2 /2
Isolando a variável tempo da equação da velocidade w substituindo o resultado na equação da posição obtemos a equação de Torricelli:
V2 = Vo2 + 2a (S-So)
O gráfico da posição em função do tempo é dado por uma parábola, cuja concavidade pode estar voltada para cima quando a aceleração é positiva (a > 0) ou para baixo quando a aceleração é negativa (a < 0) como na figura I e o da velocidade em função do tempo é dada por uma reta, representada na Figura II. Nota-se que a área do gráfico VxT é numericamente igual ao deslocamento (X-Xo).
Figura I: Gráficos da posição em função do tempo.
Figura II: Gráfico da velocidade em função do tempo.
Calculando-se a área do gráfico acima, temos que (X-Xo)= vt/2. Sendo a velocidade dada por V= X-xo/T-to, então:
V = vt/2/t v= vt/2 * 1/t v = v/2 v= 2v (1)
Portanto, a velocidade (v) no instante (t) é igual a 2 vezes a velocidade média (v) medida para um determinado espaço percorrido.
Parte Experimental:
A