Movimentos retilíneos: mru e mruv
Teixeira de Freitas - BA Junho de 2011
Física Geral e Experimental I Movimentos Retilíneos: MRU E MRUV
Trabalho apresentado à Faculdade do Sul da Bahia - FASB, como parte da disciplina de Física 1 do 1º Período do curso de Engenharia Civil.
Orientador: Professor: Gerson Reis
Teixeira de Freitas - BA Junho de 2011
1.0 Introdução:
O conceito de movimento, bem como a sua analise é indispensavelmente importantíssima para a ciência. Principalmente para a física, o ideal é compreender o movimento em si. A parte da física que estuda o movimento é chamada de Cinemática.
A ciência Física que estuda o movimento é a Mecânica. Ela se preocupa tanto com o movimento em si quanto com o agente que o faz iniciar ou cessar. Se abstraíremse as causas do movimento e preocupar-se apenas com a descrição do movimento, terse-á estudos de uma parte da Mecânica chamada Cinemática (do grego kinema, movimento). Se, ao invés disso, buscar-se compreender as causas do movimento, as forças que iniciam ou cessam o movimento dos corpos, ter-se-á estudos da parte da Mecânica chamada Dinâmica (do grego dynamis, força). Existe ainda uma disciplina que estuda justamente o não-movimento, corpos parados: é a Estática (do gregostatikos, ficar parado). De certo modo, a estaticidade é uma propriedade altamente específica, pois só se apresenta para referenciais muito especiais, de modo que o comum é que em qualquer situação, possamos atribuir movimento ao objeto em análise.
2.0 Objetivo:
Através de uma pista estudar o movimento de um corpo. Verificar a variação do movimento em determinadas tomadas de tempo, obtendo seus respectivos dados. Fazendo a análise e a partir dos dados das medições calcular a media aritmética, a soma dos resíduos, o erro absoluto, o erro relativo, o erro absoluto médio, o erro médio quadrático e o erro tolerável, a aceleração do corpo, a velocidade no MRU e no MRUV e no movimento retardado.
3.0 Materiais Utilizados: