Movimentos Sociais
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo apresentar os movimentos sociais e como eles interferem no nosso dia a dia, qual sua importância e sua relação com o poder político, como ele influência a democracia.
Sabemos que as lutas para que a sociedade tivessem liberdade duraram anos e continuam até os dias atuais, mas o que poucos sabem é que isso tudo começou com um movimento de pessoas que enfrentaram o governo pelos seus direitos, hoje podemos perceber que suas forças diminuíram, mas mesmo assim ainda há reivindicações, para definir formas de ações sociais com o objetivo de alcançar determinados resultados.
MOVIMENTOS SOCIAIS
Os movimentos sociais no passado tinham o objetivo de dar direito ás pessoas, muito diferente do que acontece hoje, com os direitos parcialmente conquistados agora o foco é a integração e respeito às diferenças. Com essas mudanças os movimentos sociais se tonam redes associativas sofrendo grandes influências do governo modificando seu eixo principal.
É difícil se aprofundar no tema, pois existem muitas lacunas a serem preenchidas, o que torna os movimentos sociais muito semelhantes às ONGs ou a meros movimentos de participação popular que em sua maioria tem influência política.
Os principais movimentos sociais são:
• Movimentos Sociais;
• ONGs, Entidades Assistenciais e do Terceiro Setor;
• Fóruns;
• Conselhos Gestores, Programas ou Políticas Sociais.
Os primeiros mobilizam ideias e consciências de modo a transformar , já os outros sofrem influências políticas diretas com ações conciliadoras.
Os movimentos sociais são formas de aprender e ensinar com suas propostas e ideais, focando se em um único objetivo, apresenta ações sobre a desigualdade social e econômica, juntamente com o auxilio assistencial e as políticas sociais.
Isso fica bem claro na música Preso á liberdade, que mascara nossa liberdade, oferecendo-nos uma ilusão sobre onde, como e o que fazer em meio ao social., estamos amarrados ao governo