movimentos sociais
Prof:. M° Edilene Xavier Rocha Garcia
RA – 353409 – Ana Maria dos Santos Ribeiro RA – 381229 – Helena de Mattos Brandão RA – 381833 – Janice C. do Nascimento Lima RA – 353786 – Maria Huênia dos Santos Cordeiro RA – 376805 – Michelle Barbosa dos Santos
Juazeiro – BA, 05 de Maio de 2015.
Introdução
O debate sobre o novo caráter e perfil das políticas sociais vem tendo eco entre os diferentes segmentos da sociedade civil e da iniciativa privada. Cresce a importância e atenção dadas às organizações não governamentais, interlocutoras privilegiadas para o diálogo entre as instâncias do governo e os interesses da sociedade, propondo uma reflexão política de fundo sobre o público e o privado. Cresce a participação da iniciativa privada no campo das políticas sociais, sobretudo aquelas ligadas à educação e ao meio ambiente. Na sua prática, o crescimento das iniciativas sociais a partir do setor privado e do capital, recupera e repagina as ideias de assistência e filantropia. São ações que se difundem em conjunto com as críticas as políticas sociais públicas. Importado dos Estados Unidos, o conceito de responsabilidade social diz respeito aos valores éticos, às pessoas, à comunidade e ao meio ambiente, aspectos considerados estratégicos para o sucesso das empresas no cenário contemporâneo. A ideia de responsabilidade social vincula-se, ainda, ao crescimento do "terceiro setor", da organização (espontânea) da sociedade civil para o trato de temas públicos.
Desenvolvimento
Diversos fatores contribuem para os problemas sociais e muitas vezes um problema está associado ao outro, tornando mais complexa à solução e sendo necessário o envolvimento dos mais diversos setores da sociedade. Ex: Corrupção política, Educação, Exclusão social, Mercado de trabalho, Saneamento básico e a Violência.
As desigualdades são fruto