Movimentos Sociais
GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
PSICOLOGIA SOCIAL I
MOVIMENTOS SOCIAIS
Belford Roxo
Maio de 2014
PSICOLOGIA SOCIAL I
Trabalho da disciplina de Psicologia social I, apresentado ao Curso de Psicologia, da Associação Brasileira de Ensino Universitário, para obtenção de nota em Psicologia social I.
Belford Roxo
Maio de 2014
Os Movimentos sociais:
O objetivo deste presente trabalho é ressaltar alguns assuntos que foram passados despercebidos, passarem a ser discutidos devido à divulgação dos movimentos socais nos meios de comunicação. Não se esquecendo de levar em conta o fato de sermos livres para protestarmos sobre todo e qualquer tipo de assunto, temos nossos direitos e deveres dentro de nosso país e assim contribuir para uma melhor política nacional.
Problematização:
Até que ponto um movimento social pode influenciar nas mudanças ou até mesmo no surgimento de opiniões adversas? Tendo em vista que os assuntos que jamais foram abordados passaram a ser discutidos devido à divulgação desses movimentos na mídia.
Introdução:
Nos períodos anteriores à década de 60 as considerações a respeito das mudanças no cenário político se dão através de um processo de comunicação e que os movimentos sociais, em seu surgimento, ocorriam através de tal processo. As reivindicações eram geradas por insatisfações, e eram vistas como respostas “à desorganização social subsequente.” (Gohn, p.24). Vistas como cegas e irracionais seguidas por indivíduos desorientados pelas mudanças da sociedade industrial dava-se grande importância ao psicológico do indivíduo com advento de tais mudanças às suas reações e comportamento, considerados irracionais e não racionais. A abordagem tradicional/comportamental norte americana considerava tais comportamentos coletivos fruto de tensões sociais. Rondava a sociedade uma ideia de anarquia social: as