gestao comercial
Série: 4ª
Disciplina: Projeto Interdisciplinar III
Organizador: Prof. Ms. Diogo Manoel Simões Pires
AULA: 5 – PREMISSAS OPERACIONAIS
1. PREMISSAS OPERACIONAIS EM PLANOS DE NEGÓCIOS
Como saber se a empresa dá lucro? Ou ainda, como avaliar a viabilidade de um plano de negócios? A análise da viabilidade tem a função de verificar aspectos pertinentes aos seguintes pontos: prazo, valor e taxa de retorno. A partir daí começamos a projetar resultados, receitas, custos, despesas, saber se dá lucro. Uma vez disponíveis as premissas operacionais, pode-se projetar os resultados econômicos e o fluxo de caixa, e a partir do último fazer-se a análise da viabilidade.
Basicamente a construção de um Plano de Negócios resume-se a: compreensão do contexto onde se pretende avaliar a viabilidade do negócio, produção de elementos para a concepção do negócio, dimensionamento das operações, projeção de valores e análise de viabilidade. Uma vez que, via de regra, um plano não é definido logo após uma primeira análise, sempre existe a necessidade de ajustes a critérios e parâmetros. Desta forma, há de se observar os procedimentos utilizados para a elaboração, documentação, identificação de versões do estudo e fundamentalmente da qualidade das fontes de informações e premissas assumidas e do cronograma de sua execução.
Premissas Operacionais são indicadores de desempenho e performance da empresa. Podem ser desde indicadores financeiros (como ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade, atratividade, prazo de retorno sobre o investimento) até indicadores ou formas mais complexas de medição de desempenho,
personalizados e específicos de cada negócio, empresa ou ramo de atividade. Veja alguns indicadores na apostila “Como Elaborar um Plano de Negócios”, publicada pelo SEBRAE, páginas 99 a 104.
O valor de uma empresa é definido utilizando-se essencialmente a metodologia de rentabilidade
futura,