Movimentos sociais
Os movimentos sociais são organizados em prol de politicas sociais (culturais) e publicas, protestos sociais, manifestações simbólicas e pressões políticas. Num primeiro nível, encontra-se um associativismo local ( associações civis os movimentos comunitários) e sujeitos sociais envolvidos com causas sociais ou culturais do cotidiano ou voltados a essas bases, como são algumas ONGS.Um terceiro setor como são a SMT, os Sem Teto, associações de bairros e etc.
O movimento social se constitui em torno da defesa de uma ideia ou identidade ou identificação, é constituído um adversário ou opositores que giram em torno de um conflito. Este pode ser de ordem social/cultural, ideológico ou politico, no sentido amplo desta palavra.
Do ponto de vista organizacional, inclui várias redes que vão desde níveis mundiais nacionais e até locais (Mundiais - ONU, Nacional - ONGS, locais - associação de moradores).
Mobilização
(é o que se quer atingir com os movimentos)
São manifestações onde se unem os simpatizantes em defesa de uma proposta, e fazem suas manifestações em praças públicas, ruas e etc.
Gênese da Consciência Coletiva
Durkhein apresenta três características que caracterizam os fatos sociais
Coercitividade - A força que constrange o individuo, obrigando-o a se conformar com as regras e valores.
Exterioridade - um fator social que atua sobre os indivíduos, que não dependem de vontades/ crenças individuais.
Generalidade - manifestação de um fenômeno que permeia toda a sociedade.
Sociologia: Pode ser definida como a ciência das instituições de sua gênese e do seu funcionamento, ou seja, toda a crença, todo comportamento instituído pela coletividade.
Gênese: é quando vários individuos tenham combinado entre si a sua ação, e que desta se desprenda um produto novo como resultado que venha a constituir um outro fato social.
Consciência Comum
Corresponde ao conjunto de crenças e dos sentimentos comuns à média de uma mesma