movimentos sociais
Vinculados à luta por:
Direitos sociais: São as regras que humanizam o indivíduo perante o Estado, tratando de garantias como a igualdade e a liberdade no plano concreto. Ex: direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e a infância... (Constituição Federal 1988 / Artigo 6º)
Direitos políticos: São normas previstas pela Constituição de um país com o intuito de regular a participação dos indivíduos no processo político. Referem-se, de maneira geral, à atuação dos cidadãos na vida pública e variam conforme o país.
Direitos Civis: São garantias dadas por lei a todos os cidadãos de uma nação organizada na forma de Estado, válidos somente em seu território. Ex: o direito ao voto , o direito de ir e vir e o direito à proteção igualitária perante a justiça. (Constituição Federal 1988 )
Definição: não é qualquer tipo de aglomeração de indivíduos ou qualquer tipo de manifestação, mas sim um grupo de indivíduos que se agrega a partir da luta da busca por objetivos específicos.
Manutenção ou transformação da característica da sociedade/estrutura social.
Nesse sentido...
Todo e qualquer movimento social precisa ser orientados por valores e ideologias específicos / ideia que seja comum aos membros e uma luta específica.
3 elementos definidores principais
IDENTIDADE
OPISOÇÃO
DEFENSOR DE UMA IDEIA DE TOTALIDADE
IDENTIDADE
1º Quem somos, o que queremos, o que nos defendemos, qual é a nossa luta, ou seja, o movimento social precisa levantar uma bandeira que representa seus valores e ideais
OPISOÇÃO
2º É contra algo que não considera como correto