movimentos sociais
1-Movimentos contra opressao colonial
1)Inconfidencia mineira:
Forte influência dos ideais da Revolução Francesa.
Movimento realizado pelas elites mineiras.
Principal motivação – acabar com a opressão metropolitana sobre a região das minas e a cobrança da derrama.
Tiradentes foi o único assassinado.
2) Conjuração Baiana (1798): Movimento popular – liderança de escravos. Reivindicava:
República
Libertação de Portugal Liberdade de comércio Fim da escravidão e de todas as formas de preconceito.
3)Revolução Pernambucana (1817): Deslocamento do eixo econômico para o Sudeste. Transferência da Família Real para o Brasil (1808). Aumento dos impostos para custear a Corte.
Foi um movimento contra a dominação portuguesa, realizado pelas elites. Escravidão não foi questionada.
2- movimentos politicos e sociais
a) Guerra de Canudos avaliações políticas erradas, pobreza e religiosidade deram início à guerra contra os habitantes do arraial de Canudos, no interior da Bahia, onde viviam, em 1896, cerca de 20 mil pessoas sob o comando do beato Antonio Conselheiro. mal-entendido sobre a venda de madeiras serviu como estopim. de novembro de 1896 à derrota em outubro de 1897, o arraial resistiu às investidas das tropas federais (quatro expedições militares). a guerra resultou em cerca de 25 mil mortos.
b) Guerra do Contestado entre 1912 e 1916, na região dos estados do Paraná e Santa Catarina. semelhante a Canudos, conflito envolveu messianismo, pobreza e insensibilidade política. construção da estrada de ferro ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul levou à região alguns dos elementos que provocaram a eclosão da guerra. forças policiais e do exército alcançaram a vitória, deixando milhares de mortos.
C) Revolta da Vacina novembro de 1904, Rio de Janeiro. milhares de habitantes tomaram as ruas em violentos conflitos com a polícia, revoltados pelo fato de terem de se submeter à vacinação. forças governistas prenderam