Movimentos Sociais
Pontos relevantes que diferenciam os movimentos em relação a outros movimentos do passado.
Observamos que eles têm contribuído para organizar e conscientizar a sociedade, lutam por novas culturas políticas de inclusão. Os movimentos sociais têm um caráter educativo e de aprendizagem, eles tematizam e redefinem a esfera pública, realizam parceria com outras entidades da sociedade civil e política, têm grande poder de controle social podendo virem a ser matriz geradora de saberes.
Na atualidade os movimentos sociais são distintos dos movimentos que ocorreram na fase do regime político populista, são diferentes dos movimentos da década de 1970, que lutavam para ter direitos. Em alguns países houve uma radicalização democrática e ressurgimento de lutas sociais, eles eclodiram na cena pública como agente de novos conflitos e renovação dos movimentos e lutas sociais coletivas.
A luta dos indígenas é secular e hoje eles estão organizados em movimentos sociais.
O movimento negro avançou em suas pautas de luta a exemplo de cotas nas universidades e programas PROUNI, etc.
Os movimentos das mulheres e dos homossexuais por direito e construção de identidades.
Os movimentos sociais dos estudantes lutando pela melhoria da qualidade de ensino, contra reforma na educação e contra atos de corrupção e desvio de verbas públicas.
Surgem inúmeras ações de associações civis e rede cidadã. Muitas delas se apresentando como movimentos sociais de fiscalização e controle das políticas públicas.
Podemos denominar