Movimentos Sociais
Movimentos Sociais é uma ação coletiva de um grupo organizado que tem a finalidade de atingir mudanças sociais através do conflito político, de acordo com os princípios e ideologias de uma sociedade.
As Manifestações sociais sempre existiram e sempre irá existir. Desde o final do século XIX, ao surgirem às preocupações sociais, econômicas, políticas e culturais devido à extinção do regime de trabalho escravo e término monárquico, já refletiam que possíveis transformações viriam a ocorrer.
Iniciaram-se e foram transformando a partir de cada década, no Brasil teve maior destaque a partir da década de 1960, devido ao surgimento dos primeiros movimentos de luta contra a política vigente. Alguns dos principais Movimentos Sociais que ocorreram no Brasil foram estes:
• 1962: A criação do (CGT) Comando Geral dos Trabalhadores teve objetivo era orientar, dirigir e coordenar o movimento sindical no Brasil, porém acabou sendo desarticulado pelo golpe militar de 1964.
Os movimentos sociais que ocorreram após o ano de 1964 proporcionou uma noção de cidadania, pois os indivíduos passaram a ter além do direito o dever de participar ativamente das decisões políticas.
• 1979: Surgiu o (MST) Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em Santa Catarina, onde trabalhadores sem terra, reivindicavam por áreas, ou seja, por terras para realizarem o plantio de alimentos, já que não tinha outro meio de subsistência.
• 1984: Surgimento das Diretas Já um movimento político democrático tendo objetivo de que se realizassem eleições diretas para a Presidência da República.
• 1990: Os Movimentos em defesa das mulheres, índios e negros e homossexuais. Os Movimentos das mulheres lutavam por uma atuação na política, buscando seus direitos, lutando assim contra as discriminações. Já os movimentos étnico-raciais lutavam contra a discriminação racial. E os movimentos dos homossexuais estes organizaram passeatas e