Anatomia e Fisiologia do Olho
Anatomia e Fisiologia do Olho
O ectoderma neural, basicamente, dá origem à retina e nervo óptico. O ectoderma superficial formará o cristalino, córnea, glândula lacrimal e conjuntiva por volta do 7º mês.
A crista neural forma a coroide. E o mesoderma dá os músculos extraoculares.
A grande importância de saber isso, é principalmente porque a retina forma no 8º mês. Hoje em dia, cada vez mais as crianças nascem prematuras (6, 7 ou 8 meses). E a vascularização da retina temporal só 1 mês depois de vida. A criança nasce no 7º mês, vai pra incubadora, fica lá só recebendo oxigenação, não tem vaso na retina. Com essa situação, o organismo vai dar uma resposta que há área isquêmica e vai surgir neovasos na retina. Esses neovasos na retina vão originar a retinopatia da prematuridade (aula que será dada posteriormente). Pode desenvolver descolamento de retina, entre outras alterações. Esses pacientes abaixo de 1,5 Kg obrigatoriamente têm que ser avaliados pelo oftalmologista. A órbita possui um formato de pirâmide, profundidade de 42 a 50mm, volume de 30 ml, e é formada pelos ossos frontal, zigomático e maxilar. Qual a parte da órbita mais frágil? Resposta: Medial-Inferior. Qual a importância disso? Acidente, bate o volante. Se tiver comprometimento superior não terá tanto problema, mas se bater na parte inferior/medial, a chance de fratura ou explosão é muito maior. Tem uma fratura, chamada fratura em “blow-out”, onde explode a base da órbita (componente ósseo medial/inferior).
Os músculos da órbita são em número de 6. São: reto superior, reto inferior, reto medial, reto lateral, oblíquo superior e oblíquo inferior. Basicamente os músculos da órbita são inervados pelo 3º par craniano, o nervo oculomotor. Com exceção do reto lateral (6º par craniano = n. abducente) e oblíquo superior (4º par craniano = n. troclear). O oblíquo superior é o mais longo, e o oblíquo inferior é o músculo mais curto.
O nervo óptico é o 2º par craniano. (2º, 3º,